quinta-feira, 20 de dezembro de 2012








Querer, poder, dever

 
Já pensaram na diferença entre querer, poder, dever?
E poderia aqui acrescentar ... fazer?
Parecem pequenas coisas, tão semelhantes e ao mesmo tempo tão antagónicas e que diferenciam as pessoas e a sua postura perante o mundo, a vida e os outros!
Há coisas que queremos ter/fazer mas não devemos ou podemos.
Há coisas que devemos ter/fazer, mas não queremos nem podemos.
Há coisas que podemos ter/fazer, mas não devemos nem queremos.
E, numa visão simplista, são estes os principais aspectos que diferenciam as pessoas e a sua forma de encararem o mundo e a forma como escolhem viver a sua vida (seja profissional, pessoal, amorosa, ...).
Há os que seguem fielmente as regras da sociedade, da vida, de qualquer forma de moral ou religião que achem ter e que, sem nunca se questionarem ou ousarem sair da sua zona de conforto, se limitam ao que acham (ou lhes foi imposto) que devem fazer. Podem querer outras coisas, fazer outras coisas, mas estão presos a algum sentido de "dever" e não saem daquilo. Muitas vezes acham que "não devem" e como tal, mesmo querendo, acham que não podem... E acabam por ter uma vida infeliz, pois não lutam pelo que realmente querem.
Há os que querem coisas que não devem e que, ou se remetem para a posição dos primeiros (que acabei de descrever) ou lutam pelas coisas que querem, independentemente de algum padrão instituído e criam as suas oportunidades.
E há os que podem ter coisas que não devem (visto que se não as querem nem vale a pena falar nisso) e que, de igual forma ao anteriormente descrito, ou ousam ter as coisas que não devem, ou continuam na sua pacata vida, sem sobressaltos.
Mas qual a melhor forma de encarar a vida?
Seguir no caminho que alguém decidiu que seria o nosso, ou que achamos ser o correcto?
Ou lutar por aquilo que queremos e fazer com que as coisas aconteçam?
Ser mais um carneiro no meio do rebanho ou assumir o papel de pastor e encontrar o nosso próprio caminho?
A resposta à forma como reagem entre o quero, posso, devo, reflecte a postura perante a vida e os factos da vida.
Serei eu mais uma das pessoas que fica à espera que as coisas aconteçam, que "caiam do céu" as oportunidades para ter/fazer o que quero?
Ou serei uma pessoa que acredita que as oportunidades de fazem e constroem e se quero algo (independentemente de dever) eu POSSO construir as oportunidades para ter o que quero, para fazer o que quero?
Pensem nisso, na próxima vez que acharem que não podem ou não devem fazer algo que querem... será que realmente não podem?...
E não me digam que não devem ou podem por causa de terceiros, pois se não vamos roubar nem matar ninguém, tudo nesta vida se pode fazer.
É uma questão de honestidade para com nós próprios e em seguida para com os outros. E de lutar pelo que se quer, pois a partir do momento que queremos algo (legal), só nós próprios nos impedimos de o obter...
Porque, pessoalmente, acredito que as oportunidades não caem do céu ... acredito que se QUERO algo, sou EU que devo POSSO e DEVO criar a minha oportunidade, construir o meu caminho!
Posso vir a ser a ovelha negra, mas seguramente que não serei nunca apenas mais uma ovelha no rebanho da vida.
 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 27 de novembro de 2012




Como o Mal Gera o Mal
UM EXPERIMENTO EM ADVERSIDADE


autor desconhecido

Certa filha reclamou ao pai sobre sua vida e como as coisas vinham sendo difíceis para ela. Ela não sabia como continuar, queria desistir. Estava cansada de brigar e se esforçar. Parecia que, assim que um problema se resolvia, outro surgia.

Seu pai, um chef de cozinha, levou-a à cozinha, encheu três potes com água e acendeu fogo alto. Logo, nos três potes a água ferveu. Em um, ele pôs cenouras, no outro, ovos, e no último, grãos de café moído. Deixou-os ferver e assentar, sem dizer palavra.

A filha mordia os lábios e imaginava ansiosa o que ele estava tentando fazer. Ela tinha problemas, e ele estava fazendo este cozimento estranho. Depois de meia hora, ele foi até o forno e desligou o fogo. Tirou as cenouras e as colocou em uma tigela. Tirou também os ovos. Tirou com uma concha o café e colocou-o em outra tigela.

Virando-se para a filha, ele perguntou: "Querida, o que vês?" Espertamente, ela respondeu: "Cenouras, ovos e café".

Ele a fez vir mais perto e pediu que ela sentisse as cenouras. Ela notou então que elas estavam macias. Então, ele disse que ela pegasse um ovo e o quebrasse. Depois de tirar a casca, ela observou o ovo bem cozido. Finalmente, ele pediu que ela provasse o café. Seu rosto franziu devido à força do café.

Timidamente, ela perguntou: "O que significa isto, pai?" Ele explicou. "Cada um deles enfrentou a mesma adversidade: 100 graus centígrados de água fervente. Entretanto, cada um deles reagiu de modo diferente."

"A cenoura entrou no fogo forte, dura e inflexível. Mas, depois de ferver, amaciou e se enfraqueceu.

"O ovo era frágil. Uma casca fina protegia um líquido central. Mas, depois da fervura, seu interior se tornou endurecido."

"Os grãos de café são únicos, no entanto. Depois do seu tempo na água fervente, eles se tornam mais fortes e ricos."

"Qual destes é você?" o chef perguntou à filha. Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde? Você é uma cenoura, um ovo ou um grão de café?

Você é como a cenoura que parece dura, mas com um pouquinho de dor, adversidade e calor você murcha e se torna macia e sem força?

Você é como o ovo, que começa com um coração maleável? Um espírito fluido, mas depois de uma morte, uma quebra, um divórcio, uma demissão, você se torna endurecido e rígido. Sua casca parece a mesma, mas você está bem amargo, enrijecido e internamente com um coração e espírito inflexíveis.

Ou você é como o grão de café? O grão não alcança o seu pico de sabor e robustez até que alcance 100 graus centigrados. Quando a água se torna mais quente, ele apenas se torna mais saboroso. Quando as coisas estão piores, você se torna melhor. Quando a hora é mais sombria, e os desafios são maiores, a sua fé e força se elevam a um nível mais elevado.

Como você lida com a adversidade? Você é uma cenoura, um ovo ou um grão de café?
 
 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Anjos

Em Chartres, na França, numa parede exterior da catedral, podemos ver um anjo, sorrindo. Esculpido na pedra, ele parece feito de luz. Entre as mãos segura um relógio de sol. Basta apenas olhar para ele para se sentir feliz, inspirado, sorrindo.
 

                     Mas quando falamos de anjos, de que estamos falando ?
Uma mãe esta morrendo. Sua dor de deixar seu bebe sem mãe, sem uma amorosa proteção, esta muito grande. Ela chama ajuda. Ela chama um anjo para proteger seu bebe recém nascido. Sua emoção, sua esperança, sua imaginação estão criando uma inteligência artificial, um elemental, um anjo. Esse anjo esta se tornando real, vivo, inteligente, e com carinho vai proteger seu filho recém nascido.
Outros anjos, como chamamos eles, são espíritos generosos, maravilhosos. Nunca se encarnaram, não são hipnotizados como nos por fortes sensações físicas, não são afligidos por dores, são livres, e desejam ajudar quem os chama. Experimente. Virão.
Dividimos o ano em doze meses. Dividimos o zodíaco em doze signos. Podemos dividir um signo em três partes. Os antigos egípcios dividiam um signo em seis partes. Seis vezes doze dá setenta e dois. Eles eram conscientes de que cada uma dessas setenta e duas partes tinha um espírito, um determinado tipo de personalidade, de inteligência. Aqui esta a origem dos setenta e dois anjos da Quabalah. Consoante ao angulo nasce uma outra freqüência, um tipo diferente de energia. Angulo, angle in inglês, angel.
No começo, e nunca teve começo, no começo Deus (A Inteligência Cósmica) criou o Universo. Mas bem logo o Universo se tornou tão grande que Deus não podia mais ficar consciente de tudo que estava acontecendo. E Deus teve uma inspiração brilhante, separou de se próprio altas e poderosas inteligências, Arcanjos, cada um especializado, um cuidando de mecânica celeste, um outro de química, um outro de fisiologia, et c.
Mas logo os Arcanjos não conseguiam mais ficar conscientes de tudo que estava acontecendo no seu domínio. Foram obrigados de separar de se próprios brilhantes inteligências, Anjos, aos bilhões, para tomar conta de tudo que estava acontecendo.
E os Anjos também foram obrigados de separar de se próprios salamandras, silfos, sereias, gnomos, duendes, fadas, espíritos da Natureza.Esses Anjos são perfeitos. Nunca erram. São is naturais da Natureza. E aqui está a limitação deles: são apenas perfeitos. Nos recebemos do Universo um privilegio, um poder, o poder de cometer erros, porque somos o imprevisível, a surpresa, a evolução.
 
Gostamos de ganhar, mas ganhar o tempo todo nos aborrece. Os jogos que realmente nos fascinam são aqueles que podemos perder. Num jogo perdido, descobre-se novas estratégias, novas táticas, joga-se melhor. Não somos Anjos, somos seres humanos vivendo uma aventura.
 
E sim, existe um sexto tipo de anjos. Algumas pessoas chamam um anjo maravilhoso, seu anjo de guarda. Não são bem conscientes da Inteligência que eles estão contatando. Tem confiança e não tem confiança em se próprios. Foram condicionados a acreditar que são pecadores. Mas mesmo assim se lembram, se lembram de maneira confusa duma presença, duma divina presença perto deles. Inconscientemente, estão contatando seus Eus Superiores,
Quem é você ?
Você é suas roupas ? Você tem roupas, não é suas roupas. Você é seu corpo físico ? Você tem um maravilhoso corpo humano, mas não é seu corpo. Você é sua memória ? Suas emoções ? Não é suas emoções, nem sua memória, tem emoções, tem uma extraordinária memória. Você é a consciência dessas coisas. Você é uma consciência. Sua consciência tem limites ?
Você é um ser infinito, quem decidiu vestir um corpo humano, para participar da criação permanente do Universo, para respirar a brisa que vem do mar, para dar uma rosa a quem você ama, para deixar a beleza natural dum põr do sol cantar em você.
Você tomou uma maravilhosa decisão que os anjos nunca tomaram. E sim, você caiu numa armadilha. As fortes sensações emanando do seu corpo físico hipnotizaram você nas limitações dum corpo humano. Mas você pode se lembrar, pode se lembrar de quem você é. E você pode se lembrar que você tomou uma decisão maravilhosa, a decisão de ser quem você é, de ser quem você é mais e mais e mais. E abismado de alegria, olha, olha, imagina, cria.
 
 
Visite também as demais passagens secretas e os textos espirituais interessantíssimos num rico portal sobre xamanismo e misticismo:
 
 

sábado, 10 de novembro de 2012





Dar !!

 
DAR NÃO É SÓ DISTRIBUIR. DAR NÃO É ESTENDER A MÃO E DEIXAR EM OUTRA MÃO UM ÓBOLO OU UM OBJETO. Dar é entregar a alma inteira numa palavra amiga, num sorriso, num olhar, numa prece.
  • Dar é atender às necessidades do corpo, mas, tentes, preparar o estado da alma.
  • Dar é, enfim, expandir-se em amor e caridade.
  • Dar é perdoar, é esquecer as ofensas, é acudir aos que sofrem.
  • Dar é compartilhar do sofrimento alheio como se o faria nas horas de festas e alegrias.
  • Dar é ser vibração e espalhar bençãos.
  • Dar é unir-se ao todo e com ele unificar-se para o bem. Eis o verdadeiro sentido desse pequenino vocábulo.
  •  
    Compreendê-lo e interpretá-lo é sabedoria.
    Vem do alto a ordem "Dai de graça o que de graça recebestes". Pessoas há que vieram coma a missão de cumprir essa ordem suprema. Feliz aquele que, recebendo essa ordem, prontifica-se a pô-la em execução.
    Esquece de ti que já tens luz e lembra-te dos cegos de espírito, dos doentes do corpo e, ainda mais, dos que~não encontraram o caminho na estrada da vida. Tu que vieste para dar, dá a mãos cheias. Não reserves nada para ti, se não as sobras, e terás a mais farta recompensa.
    Um gemido, um grito de angústia, um passo para o abismo, uma blasfêmia, e deves estar pronto a acudir, para amparar a queda, para salvar do naufrágio a alma que está prestes a se afogar no desespero, e assim trabalhando, incansáveis para a causa do cristo, estará conquistando a palma da vitória que receberás das mãos do Mestre Supremo.
    É difícil atravessar uma estrada pedregosa e cheia de espinhos, mas se conseguirmos isso veremos que o outro lado dela é tão divino, tão maravilhoso, que valeu sacrifício.
     Dá-me a mão amiga, e caminhemos juntos por essa estrada. Os espinhos apenas te arranharão, as rochas duas não te tocarão os pés porque o bem tem asas e voa. Curaremos, ampararemos, consolaremos um ao outro e, juntos para a finalidade máxima da vida, chegaremos ao outro da estrada e contemplaremos a luz bendita do crepúsculo da suprema glória.
     
     
                                                     Glória a Deus!!!!!!!!!!!
     
     
     
Texto do livro: Levanta-te e Anda.........          Cenyra Pinto

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A Morte


A Morte não é Nada
" Santo Agostinho "


"A morte não é nada.
Eu somente passei
para o outro lado do Caminho.

Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês,
eu continuarei sendo.

Me dêem o nome
que vocês sempre me deram,
falem comigo
como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo
no mundo das criaturas,
eu estou vivendo
no mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene
ou triste, continuem a rir
daquilo que nos fazia rir juntos.

Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.

Que meu nome seja pronunciado
como sempre foi,
sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra
ou tristeza.

A vida significa tudo
o que ela sempre significou,
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora
de seus pensamentos,
agora que estou apenas fora
de suas vistas?

Eu não estou longe,
apenas estou
do outro lado do Caminho...

Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela
como sempre foi."

segunda-feira, 29 de outubro de 2012




Incensos para cada signo


Áries - mirra ou cipreste, almíscar, angélica, ópium, rosa musgosa, alecrim.

Touro - sândalo, camomila, arruda, orquídea.

Gémeos - canela, âmbar, eucalipto.

Câncer - cânfora, jasmim.

Leão - cedro, lótus, rosa branca, sândalo vermelho.

Virgem - canela, cravo da índia, rosa musgosa, angélica, benjoim.

Libra - eucalipto, calêndula, cedro, jasmim, orquídea.

Escorpião - almíscar canforado, flor do campo, lótus.

Sagitário - alfazema, alecrim, sândalo amarelo.

Capricórnio - arruda, benjoim, cravo da índia, sândalo vermelho.

Aquário - cedro, flores do campo, eucalipto, rosa branca.

Peixes - cânfora, jasmim, mirra, ópium, sândalo amarelo.

Como acender o Incenso

Segure o incenso com a mão esquerda, e em cada canto de cada divisão faça o sinal da cruz, e vá dizendo, em cada canto há um anjo em nome do Pai do Filho e do Espirito Santo.
Deverá acender pelo menos um, todos os dias, pois assim manterá o ambiente sempre limpo e bem protegido.
Atenção: Se algumas pessoa se sentir incomodada com o perfume, podendo mesmos, chegar ao ponto de se zangarem consigo, lembre-se de que é o génio contrário ou os espíritos inferiores não suportam ficar no mesmo espaço físico onde existam perfumes mágicos e acabam tentando fazer com que o seu uso seja interrompido.
  • isqueiro - é sinal que acredita na sua força mental e no seu pensamento positivo, para a limpeza que será feita.

  • fósforo - significa que acredita que os elementos do ar, os silfos e silfídes, o ajudarão na limpeza de sua casa.


http://www.um-reikitarot.no.comunidades.net/index.php






CARACTERISTICAS DOS INCENSOS


Os aromas interferem com a nossa aura e com o ambiente que nos rodeia. Se forem utilizados correctamente, criam uma atmosfera no ambiente, de energia positiva, equilíbrio, bem estar e harmonia. Os antigos diziam que o incenso, leva a prece para o céu. O incenso é utilizado em todo o mundo, associando o homem à divindade, o finito ao infinito, o mortal ao imortal. O seu elemento é o ar. O incenso é um excelente purificador.


Arruda - confere protecção espiritual e aumenta a segurança. É muito eficiente na eliminação de energias negativas e sua purificação.
Acácia - evita pesadelos e transmite um sono tranquilo.
Absinto - favorece a clarividência, e também, para protecção e amor.
Alecrim - afasta a depressão, purifica o local em questão, e eleva o nível de consciência
Alfazema - eleva o astral e transmite tranquilidade.
Almíscar - aumenta a sorte e o sucesso, assim como a intuição.
Angélica - aumenta a protecção.
Artemísia - faz aflorar a clarividência.
Anis estrelado - atrai a boa sorte.
Benjoim - aumenta a criatividade, seja em trabalhos artísticos ou escritos.
Camomila - melhora as finanças e acalma emocionalmente.
Canela - é indicado para questões financeiras e tranquiliza o ambiente.
Cânfora - aumenta a realização emocional e profissional e elimina todo tipo de energia negativa.
Cedro - aumente a força física. Muito indicado para purificar os ambientes, pois atrai vibrações de harmonia. Quanto aos negócios, ajuda a ter sucesso com as vendas.
Cipreste - aumenta a concentração, a firmeza e o equilíbrio. Proporciona prosperidade e fortuna.
Coco - traz o equilíbrio emocional necessário para a tomada de decisões.
Cravo - abre os caminhos, atrai dinheiro, destrói as energias negativas reinantes e confere segurança.
Erva cidreira - confere felicidade e sucesso; assim como promove o encontro de verdadeiro amor.
Erva doce - eficaz no "olho gordo"; como também promove a harmonia e paz.
Eucalipto - renova as energias e promove uma verdadeira limpeza energética do local.
Hortelã - anula as energias negativas. É muito indicado para aumentar a compreensão, o poder de decisão, a ordem e a consciência ecológica.
Jasmim - aumenta a resistência física e melhora os negócios. Acalma o ambiente.
Lavanda - elimina a depressão e confere um sono tranquilo.
Manjericão - traz sorte, felicidade, prosperidade e protecção.
Mirra - estimula a intuição.
Noz moscada - alegra o ambiente e atrai dinheiro, da maneira justa e merecida.
Orquídea - indicado para purificar o ambiente de trabalho e, ajudar a encontrar soluções para problemas práticos.
Patchuli - traz abundância e reactiva a fertilidade.
Pimenta da Jamaica - elimina brigas dentro de casa; atrai dinheiro e boa sorte.
Pinho - atrai protecção e aumenta a fertilidade.
Rosa branca - limpa o ambiente contra as energias maléficas e acalma as pessoas que estão ao seu redor.
Sândalo - ajuda no desenvolvimento e expansão da intuição.
Sândalo branco - traz sucesso, protecção e aumenta o poder da meditação.
Vetiver - é a fragrância que protege o comercio, favorecendo as boas vendas, atraindo dinheiro e a boa sorte.


http://www.um-reikitarot.no.comunidades.net/index.php

domingo, 28 de outubro de 2012

Mediunidade, Médiuns...




Esmagadora maioria dos estudantes do Espiritismo situa na mediunidade a pedra basilar de todas as edificações doutrinárias, mas cometem o erro de considerar por médiuns tão-somente os trabalhadores da fé renovadora, com tarefas especiais, ou os doentes psíquicos que, por vezes, servem admiravelmente à esfera das manifestações fenomênicas.
Antes de tudo, é preciso compreender que tanto quanto o tato é o alicerce inicial de todos os sentidos, a intuição é a base de todas as percepções espirituais e, por isso mesmo, toda a inteligência é médium das forças invisíveis que operam no setor de atividade regular em que se coloca.
Dos círculos mais baixos aos mais elevados da vida, existem entidades angélicas, humanas e sub-humanas,
agindo através da inteligência encarnada, estimulando o progresso e divinizando experiências, brunindo caracteres ou sustentando abençoadas reparações, protegendo a natureza e garantindo as leis que nos governam.
Cada individualidade renasce em ligação com os centros de vida invisível do qual procede, e continuará, de modo geral, a ser instrumento do conjunto em que mantém suas concepções e seus pensamentos habituais.
É necessário, contudo, reconhecer que, na esfera da mediunidade, cada servidor se reveste de características próprias. O conteúdo sofrerá sempre a influência da forma e da condição do recipiente. Essa é a lei do intercâmbio.
Uma taça não guardará a mesma quantidade de água, susceptível de ser sustentada numa caixa com capacidade para centenas de litros. O perfume conservado no frasco de cristal puro não será o mesmo, quando transportado num
vaso guarnecido de Iodo. O sábio não poderá tomar uma criança para confidente,
embora a criança, invariavelmente, detenha consigo tesouros de pureza e simplicidade que o sábio desconhece.
Mediunidade, pois, para o serviço da revelação divina reclama estudo constante e devotamento ao bem para o indispensável enriquecimento de ciência e virtude.
A ignorância poderá produzir indiscutíveis e belos fenômenos, mas só a noção de responsabilidade, a consagração sistemática ao progresso de todos, a bondade e o conhecimento conseguem materializar na Terra os monumentos definitivos da felicidade humana.
(Fonte: Roteiro, pelo Espírito Emmanuel – Médium: Francisco Cândido Xavier).

Em:http://centroespiritualistaluzdearuanda.blogspot.com.br/2012/06/mediunidade-mediuns.html



PLANTAS QUE AJUDAM A PROTEGER O LAR

Parte 2
 
PIMENTEIRA (Capsicum sp.)

Tem poder de repelir os maus fluidos. Conta-se que quando a energia do ambiente está ruim, a pimenteira fica completamente seca.

Além de servir de amuleto, pode ter tons amarelos e vermelhos, trazendo mais colorido à decoração. Elas devem ser cultivadas a pleno sol, em terra fértil misturada à terra vegetal.
...

Esta planta combate as energias pesadas e ariscas. É uma planta de vibração estimulante, afrodisíaca, tonificante e atrai boas energias para o amor. Usa-se em vasinhos.
 
 

 
Árvore da felicidade (Polyscias fruticosa e Polyscias guilfoylei)

Catalisadora de energias positivas, a planta é mais indicada para ambientes externos, pois pode atingir até 3m de altura.

A tradição diz que deve ser recebida de presente, nunca comprada.
Uma curiosidade sobre essas plantas é que elas exalam um aroma característico sempre no final da tarde, ou seja, além de trazer felicidade, ainda dá um cheirinho à casa.
 
 
LIRO DA PAZ (Spathiphyllum wallisi)
Conhecida como “bandeira branca”, a planta é responsável por trazer harmonia ao ambiente.

Essa é uma das plantas mais versáteis que existe, é ideal para decorar ambientes internos como escritórios e para iluminar aquele cantinho mais escuro de casa.
...

Além disso, é considerada uma planta purificadora.

Segundo o Feng Shui, oferece proteção e harmonia ao lar.
 

ESPADA-DE-SÃO-JORGE(Sansevieria trifasciata)

A planta é famosa por espantar energias negativas. Pode ser usada na parte interna e externa da casa.

Usada em vasos grandes ou plantada em floreiras em frente a casa.
...
Além disso, é excelente para jardins de baixa manutenção, pois resiste tanto à estiagem, como ao frio e ao calor.

Devido ao formato das suas folhas é facilmente associada ao poder de cortar as energias nocivas.

Dizem que espanta os maus espíritos.

Ao cortar/eliminar as energias negativas, a erva atrai coragem e prosperidade.

É uma planta excelente contra más vibrações. Deverá ser colocada na porta de entrada, do lado de fora. É forte, bonita e perfumada. Protege a casa contra a inveja e os maus espíritos. Atenua os estados de angústia e depressão. Deve evitar-se o seu cultivo dentro de casa. Apesar de ser considerada uma espécie de protecção, o seu formato de lança sugere um clima de batalha e pode estimular a discórdia.
 
LANÇA DE SÃO JORGE (Sansevieria cylindrica)

Da mesma família da Espada-de–São-Jorge, também é usada para manter os locais seguros, livres de qualquer malefício. É geralmente cultivada em vasos, em canteiros a pleno sol e irrigada periodicamente.
Também é apropriada para a composição de jardins de pedras, por ser uma planta rústica. Prevenidos com espada e lança, quem vive na casa pode acreditar que São Jorge não vai permitir que os inimigos alcancem a morada.
 
 
ALFAZEMA (ou Lavanda) — PROTEÇÃO

Esta planta actua no plano astral, eliminando maus fluidos, mau-olhado e as energias negativas nos ambientes.

É usada para melhorar as finanças, acumular energia e trazer tranquilidade aos relacionamentos.
...
Além disso, aumenta o magnetismo e traz boa sorte, atraindo, igualmente, paz, estabiliza o corpo físico, etéreo e astral, e tem efeitos positivos em desordens psicológicas.

Pode também ser usada sob a forma de incenso, óleos essenciais ou perfume.
 
 
VERBENA
 
Afugenta os maus espíritos. Afasta negatividade, tristeza e melancolia. Liberta o ambiente de energias negativas atraindo a alegria e alto astral. Ajuda a evitar pesadelos, pois protege física e psicologicamente. Para se obter um bom resultado com esta planta é necessário plantá-la num local onde apanhe sol. É muito usada em vasos, floreiras suspensas e canteiros.
 
 
VIOLETA
 
Traz sorte em assuntos sociais e de negócios. Serve para acalmar a raiva e combater espíritos maléficos. O óleo é bom para quebrar o poder dos encantos ou feitiços. O perfume de violeta ajuda a pessoa a espantar os seus fantasmas pessoais.
 
 
AVENCA

Você certamente já ouviu a expressão: "frágil como uma avenca".
Esta planta, muito admirada por sua delicadeza, exige certos cuidados para desenvolver-se satisfatoriamente em nossa casa.

Elas carregam a fama de espantar mau-olhado. Dizem que são capazes de absorver as energias negativas e murcham, dando sinal de que há alguém invejoso no ambiente.
 
 
MIRRA
Purifica e ajuda a melhorar a disposição, fazendo limpeza espiritual. Afasta influências maléficas, criando o ambiente ideal para meditação e preces.
 
 
BENJOIM

Atrai protecção, sucesso, riquezas e felicidade. Purifica o ambiente. Goma ou resina extraída de plantas originárias da Tailândia e de Sumatra, esta erva é usada como incenso em cultos budistas e hindus. Alivia o cansaço mental e o desgaste emocional. Limpa e descarrega ambiente. Neutraliza inveja e mau-olhado, propiciando a serenidade e purificação espiritual.
 
 
JASMIM

A essência dessa flor está ligada à cura, aos afectos, à maternidade, à juventude, ao poder de sedução, aos devaneios e sentimentos. É óptima para pessoas que têm problemas amorosos, causados por inveja. Além disso atrai grandes negócios e felicidade. Os chineses também a usavam para purificar os quartos de pessoas doentes.

Propriedades:
Afrodisíaco, amor, harmonia nos relacionamentos, sensibilidade, paz, calma, tranquilidade, dinheiro, sorte, melhora o humor, auto-estima, imaginação, adivinhação.
 
 
LOURO

Na Grécia Antiga as coroas confeccionadas com ramos de louro eram o símbolo da vitória para os atletas e heróis nacionais e também era consagrada a Apolo. Esse costume também foi herdado na Roma na época dos Césares. Por isso o termo laureado deriva justamente do gênero Laurus.

A medicina popular indica o chá das suas folhas em caso de problemas com a digestão.
...

Propriedades:
Dinheiro, prosperidade, sucesso nos negócios, abre caminho, protecção, purificação, afasta a negatividade, dá energia ao ambiente, força, dons psíquicos, clarividência.
 

 
CANELA

É um óptimo purificador de ambientes. Sintoniza bons fluidos financeiros, facilita as transacções comerciais bloqueadas, traz boa sorte e felicidade. A planta e a sua essência estão ligadas ao Sol. Por isso o seu perfume traz contentamento, energia, expansão e jovialidade. Use e abuse do incenso de canela e dos óleos essenciais com este aroma.

Propriedades:
Dinheiro, prosperidade, sucesso nos negócios, sorte, remove obstáculos, protecção, bons fluidos, alegria, afrodisíaco, amor, paixão, dons psíquicos, cura.
 
 
Simbologia de outras plantas segundo o Feng Shui:

Acácia: estabilidade
Bambu: juventude
Azaléia: delicadeza
...
Erva-cidreira: conhecimento
Girassol: espiritualidade
Hortênsia: sucesso
Jasmim: doçura
Violeta: amizade
Rosa: beleza
Gerânio: determinação
 



PLANTAS QUE AJUDAM A PROTEGER O LAR

 

Vaso das sete ervas

Ter esse conjunto poderoso de várias ervas espanta qualquer energia menos boa.

Arruda, comigo-ninguém-pode, pimenta, alecrim, manjericão, espada-de-são-jorge, abre-caminho e guiné são as plantas que compõem o vaso.
...

Um ótimo local para colocar o vaso de sete ervas, é perto da porta de entrada, pelo lado de fora da casa ou empresa.

O vaso de sete ervas irá segurar e repelir todas as energias negativas que iriam para o ambiente.

A pessoa, ao ver o vaso de sete ervas, irá desviar momentaneamente sua atenção da porta principal para o vaso. Isso fará com que as energias negativas fiquem presas às plantas.

Teremos o mesmo efeito, se for colocado uma bela e viçosa planta ou um vaso de flores próximo à porta de entrada, principalmente de cores bem vermelhas.
 

 
 
 
 
A GUINÉ

No ambiente tem o poder de criar um "campo de força" de protecção, bloqueando as energias negativas e emitindo vibrações optimistas.

Atrai sorte e felicidade.
...

Cria uma energia de bem-estar nos ambientes. Usada em vasinhos.

A Guiné é muito utilizada em vasos de protecção colocados à porta das casas. A Guiné capta as más vibrações.
 
 
 
 
A SÁLVIA

Para os romanos era erva sagrada, cuja colheita era cercada de rituais.

Dormir com folhas de sálvia sob o travesseiro torna os sonhos realidade. Pode ser usada num vasinho ou pode-se queimar a erva seca e usar como defumador.
...

Pode-se tomar banhos fazendo uma infusão com a erva.
 
 
 
 
Kalanchoê ou Flor-da-fortuna

A flor-da-fortuna e da felicidade é muito presenteada entre amigos e parentes.
Suas flores podem ser simples ou dobradas de muitas cores diferentes, com grande durabilidade. As variedades de flores dobradas são chamadas de Calandivas ou Kalandivas.

Plantadas em vasos têm sua beleza exaltada, porém podem ser plantadas no jardim, formando maciços e bordaduras, acrescentando um colorido original.
 
 
 
O ALECRIM

É uma erva que tonifica pessoas e ambientes.

É considerado também um poderoso estimulante natural, favorecendo as actividades mentais, estudos e trabalho.
...

Favorece e fortifica o ânimo e vitalidade das pessoas.

No ambiente, agindo em conjunto com a arruda, "segura" as energias de inveja. Pode ser usada em vaso ou queimada seca em forma de defumação.

Pode-se tomar banhos fazendo uma infusão com a erva.



O alecrim, também conhecido como rosmaninho, é uma planta que exala um cheiro forte e agradável. Quando encontrada no formato de óleo essencial, essa erva possui uma série de propriedades terapêuticas e é uma das mais utilizadas na psicoaromaterapia. O aroma do alecrim, chamado de óleo da transformação e da verdadeira justiça, é benéfico para pessoas apáticas e passivas, que precisam de impulso para seguir em frente com seus objetivos e coragem para não desistir de seus ideais e metas.

O alecrim ainda é indicado para quem tem pressão baixa (hipotensão), pois aumenta a tensão arterial. Além disso, pode aliviar dores musculares, tensões, torcicolos, reumatismo, dores de cabeça, estafa mental, depressão nervosa, artrite e artrose. O óleo também ajuda a estimular o sistema circulatório e combater a fadiga, a bronquite aguda e crônica e a sinusite. Os povos antigos acreditavam que o alecrim reforçava a memória. A erva era queimada em escolas e universidades a fim de inspirar os estudantes.

Apesar das inúmeras propriedades terapêuticas do óleo essencial de alecrim, seu uso é contraindicado durante a gravidez, em crianças com menos de sete anos, epiléticos e hipertensos.


BANHO DE PURIFICAÇÃO

Além do óleo essencial, também é possível tomar banho com o chá de alecrim. Esse ritual ajuda a eliminar mágoas profundas, além de promover uma limpeza energética e purificação. A dica é preparar uma infusão com alguns galhos de alecrim e depois do banho jogar a mistura no corpo, do pescoço para baixo. Esse banho deve ser feito uma vez por semana.
Quem quer tirar todas as energias negativas acumuladas durante o dia ou mandar a inveja e o mau olhado para bem longe, pode fazer um escalda pés usando galhos de alecrim ou usar de 2 a 3 gotas do óleo essencial em um difusor de ambiente.


BONITO E SAUDÁVEL

Na área cosmética, o Alecrim pode ser usado para tratar problemas capilares, como perda de cabelo e fios muito finos e quebradiços, além de prevenir a caspa e a seborréia. A substância ainda ajuda a combater a celulite e diminuir a oleosidade da pele.
Para ter madeixas mais brilhosas e macias, enxágue o cabelo com um chá forte de Alecrim. Se preferir, coloque de 2 a 3 gotas do óleo essencial puro de alecrim em shampoo neutro para caspa e queda de cabelo. Vale lembrar que o shampoo não pode conter óleo mineral ou sal, que tiram o efeito do óleo essencial.
E quem nunca utilizou alecrim para uso culinário na preparação de pães, chás, aves ou batatas assadas? Frango temperado com alecrim e limão é um presente dos deuses. Essa planta pode ser usada para fazer qualquer molho branco ou vermelho e na preparação de massas. A erva fresca, misturada em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, dá um gosto saboroso e exótico, além de ser ótima para a digestão. Outra dica é misturar alecrim nas manteigas e patês.
Para temperar saladas, uma boa alternativa é colocar, em um vidro esterilizado e de boca estreita, um galho de alecrim, um de manjericão, alguns grãos de coentro e um grão de pimenta da jamaica. Depois disso, acrescente maças em ¾ do vidro, água filtrada e sal para completar. Deixe descansar durante oito dias e a mistura estará pronta para temperar qualquer salada. Na hora de servir, acrescente óleo ou azeite.
O chá de alecrim também pode ser ingerido. Como possui um aroma agradável, ao tomá-lo a pessoa sente-se com mais bem-estar. Geralmente essa sensação boa se espalha pelo corpo e temos a impressão de que a planta transmite bom humor e alegria.


DICAS DE SINERGIA COM ALECRIM

Para combater artrite e reumatismo use alecrim, vétiver e camomila romana
Prepare um óleo de massagem com 30 ml de óleo vegetal de semente de uva e coloque 3 gotas de óleo essencial de alecrim, 3 de vétiver e 3 de camomila romana. Depois disso, faça uma massagem bem relaxante.
Para auxiliar na concentração e memória
Utilize no aromatizador elétrico 2 gotas de alecrim e 2 gotas de mentha, misturado em água.
Lembre-se que é importante consultar um Aromaterapeuta para orientação no uso dos óleos essenciais.
Fonte: Baralho Cigano online - Solange Lima
 
 
 
 
A CÂNFORA

Limpa ambientes carregados. Pode ser utilizada em pastilhas num frasco com álcool ou na forma de incenso.
 
 
COMIGO-NINGUÉM-PODE

O nome diz tudo! Afasta e quebra todas as energias negativas dos ambientes.

Esta planta cuida da vida material. Também afasta a inveja e o mau-olhado. A sua força cresce quando é cultivada junto à espada-de-são-jorge, bem como junto à porta para protecção da casa. Cultive-a num vaso junto à porta e mantenha a terra sempre húmida. Lembre-se apenas de que é uma planta venenosa...
e, por isso, deve ser mantida fora do alcance das crianças e animais domésticos.

É muito usada em conjunto com a Espada de São Jorge.

É uma planta muito bonita para qualquer ambiente.

Para ser usada em vasos maiores.

**Nunca deve ser ingerida**
 
 
 
MANJERICÃO

Alguns nomes populares do manjericão são basílico e manjerico.

As culturas antigas consideravam o manjericão uma erva nobre e sagrada, daí o significado do nome basílico, que deriva de uma antiga palavra grega basilikohn e significa “real”.
...

Esse importante ingrediente aromático era considerado a erva dos namorados pelos romanos. Até hoje os italianos do sul conservam uma antiga tradição romana, na qual, oferecer um vaso de Manjericão a uma moça equivale a pedi-la em casamento.

Além do delicioso sabor que dá a pratos da cozinha italiana, o manjericão, quando exposto num ambiente, tem a propriedade de acalmar e trazer paz de espírito para todos. Pode-se tomar banhos, fazendo uma infusão da erva.

Cheiroso e gostoso, o Manjericão é originário da Índia, onde é uma planta sagrada e usada não na culinária, mas sim plantado nas portas das casas para espantar mal olhado. Seu nome quer dizer "planta do rei" e foi introduzido na Europa na antiguidade onde era o símbolo do amor na Itália e de luto na Grécia. Aqui no Brasil, suas folhas são usadas em banhos contra o mau-olhado.
 
 
 
 
Arruda (Ruta graveolens)

É uma das ervas mais poderosas para combater a inveja.

As referências da arruda como erva protetora são encontradas em culturas muito antigas. A arruda já era conhecida e usada na antiga Grécia e Roma. Foi popularizada no Brasil pelas escravas na época da colonização. Quando colocada num ambiente, para além de proteger, emite vibrações de entusiasmo e de prosperidade.
...

É uma planta excelente contra más vibrações. Deverá ser colocada na porta de entrada, do lado de fora. É forte, bonita e perfumada. Protege a casa contra a inveja e os maus espíritos. Atenua os estados de angústia e depressão. Deve evitar-se o seu cultivo dentro de casa. Apesar de ser considerada uma espécie de protecção, o seu formato de lança sugere um clima de batalha e pode estimular a discórdia.

Ter sempre um galho de arruda junto do corpo retêm as energias negativas.

**Não deve ser ingerida**

Seus poderes são contra as “más vibrações”, afasta o mau-olhado, fazem chás para questões de limpeza energética.