segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

As leis morais e a saúde mental

 
 
 
As leis morais e a saúde mental



  Jesus disse --Eu não vim trazer a paz, mas a espada.
  A espada de Jesus é a da luta interior. Toda vez que nos voltamos para a melhoria interior, momentaneamente perdemos a paz, porque é aí que temos de nos defrontar com nossas deficiências, nossos defeitos, nossos vícios, nossa sombra.
  Disse ainda o Mestre --Desde que existam cinco numa casa, três estarão contra dois e dois estarão contra três.
  Então, a casa é o próprio homem. O que são os cinco desta casa?Provavelmente nossos cinco sentidos. E que tal essa batalha? Vencer a nós mesmos no que vemos, no que ouvimos, no que tocamos, e assim por diante.
  Através dos ouvidos, temos perdido muitas batalhas. Para a vaidade, toda vez que somos enaltecidos além da conta, além do que realmente somos e acreditamos nisso, e para o orgulho ferido, toda a vez que somos ofendidos e revidamos.

    

 
    Para nossos olhos temos perdido incontáveis guerras toda vez que ficamos olhando indevidamente na direção errada. Ficamos cegos quando nossos olhos se perdem, enxergando apenas a beleza exterior das pessoas.
    Através do tato, perdemos incontáveis batalhas em todos os momentos nos quais tentamos, em vão, segurar com as mãos as coisas que temos, nossos bens materiais que julgamos nossas propriedades eternas. Ou quando decidimos que só acreditamos naquilo que podemos tocar.
     O que dizer do conflito com o sentido do paladar, que leva tantas pessoas a não saberem alimentar-se adequadamente? São os transtornos alimentares frequentes na atualidade, expressando descontrole.
      O quinto morador da casa é o olfato, que vai pelo mesmo caminho do anterior. Há os que cheiram cocaína, arruinando a própria existência e a dos demais que o cercam. Ou os que são vencidos pelo cheiro do cigarro, que sempre os vence, quando estão tentando parar de fumar e alguém acende um por perto.
     Decididamente, a batalha que interessa é a interior.
      Qual será o nosso verdadeiro inimigo? O que está do lado de fora? Ou que está do lado de dentro?
      
         

     
       Virtuoso, não é o homem bom e sim o que se esforça para ser bom.
      Muitas vezes, o primeiro resultado na vida de quem quer progredir não é a melhora, e sim a piora.
       Quem chegar no dia da faxina, julgará que a casa está mais bagunçada do que antes. No entanto, ela já está melhorando. Para construir, faz-se necessário destruir primeiro.
       Desenvolvimento de virtudes é sinônimo de transformação moral. Somente se opera mediante o esforço e a dedicação.

Trechos de "As leis morais e a saúde mental" do médico psiquiatra e psicoterapeuta Sérgio Luis Da Silva Lopes.

   Jesus disse --Eu não vim trazer a paz, mas a espada. 
Bem, se Jesus trouxe a "espada", isso significa que Jesus quer nos auxiliar na luta interna de aperfeiçoamento espiritual e amadurecimento de virtudes, a qual é eterna.



"Os que lutam
Há os homens que lutam um dia e são bons,
há outros que lutam um ano e são melhores,
há os que lutam muitos anos e são ótimos.
Mas, há os que lutam por toda a vida,
esses são os imprescindíveis."
Bertolt Brecht





domingo, 13 de outubro de 2013

Estado da mente "O tamanho de qualquer problema depende do estado da minha mente. Na verdade, não faz diferença se o problema é grande ou pequeno. O que importa é como eu o percebo. Quando minha mente é calma e equilibrada, minha confiança aumenta. Se eu acredito que posso superar o problema, eu farei isso!" Brahma Kumaris

domingo, 29 de setembro de 2013

Adaptação
 


"Toda vez que nos deparamos com uma nova situação ou nova fase em nossas vidas, pode haver um período de transição de desconforto e incerteza. Então nos adaptamos e encontramos nosso conforto novamente. O segredo é não resistir, mas manter o fino equilíbrio de ser verdadeiro consigo e fazer os ajustes necessários para se adaptar à nova situação. É quando vivemos e trabalhamos com pessoas novas que nossos poderes de adaptação são especialmente requeridos. Para cada situação ser sustentável deve haver harmonia. Para alcançar harmonia precisamos apreciar a nova dança, evitar conflitos de personalidade e ainda nos expressar autenticamente."
Brahma Kumaris
Dinamismo


"Assim como a natureza tem dinâmica própria para se manter viva, a alma precisa estar sempre criando novidade para permanecer acesa. Aceitar novos paradigmas é vencer o sentimento de imobilidade, abrir o intelecto sem medo e deixar a transformação acontecer com entusiasmo contagiante. Isto é ser dinâmico. Se tudo ao nosso redor está mudando, por que deveríamos deter nosso processo de crescimento?"


Brahma Kumaris

sexta-feira, 7 de junho de 2013







O que mais Sofremos
O que mais sofremos no mundo:

Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.

Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.

Não é a doença. É o pavor de recebê-la.

Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.

Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.

Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.

Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.

Não é a injúria. É o orgulho ferido.

Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhes os alvitres.

Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.

Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflição que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.


Autor: Albino Teixeira
Psicografia de Chico Xavier


quarta-feira, 29 de maio de 2013

As diferentes maneiras de manter o contato com Deus




Você sabe diferenciar os tipos de orações que existem para nos comunicarmos com o Senhor agradecendo ou pedindo uma graça? Confira alguns:

Ação de graças: Prece que fazemos para agradecer a Deus pelos benefícios concedidos a nós. Também é uma forma de reconhecermos a sua grandeza.

Adoração: Usada para venerar e reconhecer a divindade daquele que nos protege e abençoa.

Consagração: Oração de entrega de nossas vidas a Deus. Representa uma religiosidade intensa.

Louvor: É um modo mais forte de demonstrar nosso amor ao Senhor, reconhecendo e cantando suas maravilhas e sua glória.

Intercessão: Pedir uma graça ou suplicar em favor de outra pessoa. Essa oração geralmente é utilizada com uma intenção ou quando a outra pessoa está impossibilitada de rezar.

Oração comunitária: Realizada em grupo, ou em comunidade para agradecer ou pedir graças.

Oração espontânea:  É uma conversa particular com Deus, quando você não segue uma oração já existente.

Orações formuladas: Presentes na Bíblia ou concebidas por igrejas. Exemplos: Pai-Nosso, Ave-Maria, Oração a Santo Expedito, salmos, etc.

Oração individual: Realizada apenas por uma pessoa. É um momento íntimo com Deus.

Oração litúrgica: Feita em grupo ou individualmente a partir da liturgia da igreja. Exemplo: liturgia das horas, orações recitadas em missas, etc.

Oração mental: Feita em silêncio, só com o pensamento em Deus.

Oração vocal: Dizeres ou cantos por pronunciamento de palavras.

Prece: Representa uma maneira de agradecimento ao Senhor nosso Pai.

Súplica: É uma maneira de pedir ou clamar com muita fé e humildade para alcançar uma graça urgente.

Bibliografia: Revista "Salmos & Anjos", número 164, editora Alto Astral.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

O Fim do Sofrimento Emocional através do Poder do Agora

*Ensinamentos espirituais inspirados no livro "O Poder do Agora" para combater a angústia humana mental através da trascendência e iluminação espiritual.


“Você está aqui para possibilitar que o propósito divino do universo se revele. Veja como você é importante.”

─Eckart Tolle(autor de o Poder do Agora e Mestre Espiritual).

                      *O Poder do Agora (um Guia Para a Iluminação Espiritual, Primeiro Lugar na lista do The New York Times).





O subconsciente coletivo está acostumado ao sofrimento e as tendências egoístas e destrutivas do nosso falso “eu interior”. Mas, na realidade, não conseguimos enxergar que a nossa verdadeira essência não é o nosso ego, mas nossa centelha divina, que é portadora de luz, consciência e paz espiritual.

Por piores que sejam as circunstâncias externas e por mais que o nosso ego frágil, inconsciente, influenciável, sensível e inconstante insista em sofrer por causa delas, existe em nós uma parte forte, indestrutível, inabalável e consciente cuja luz é eterna. Encontrar nossa verdadeira essência é a fonte da felicidade.

 Felicidade não é um prazer ininterrupto. Felicidade é paz espiritual. E é também nos mantermos firmes, fortes e inabaláveis diante das circunstâncias externas. O prazer pode vir de fora, mas a felicidade e a paz só serão encontradas dentro de nós.

A paz espiritual não é inalcançável, ela está dentro de nós, ela é parte de nós, ela é nossa Divina Essência. O problema é que a nossa mente faz tanto barulho que não conseguimos ouvir o glorioso silêncio pacífico e indestrutível do nosso Espírito.

Ouça o silêncio. Se não houvesse silêncio, não haveria música. As grandes obras artísticas foram criadas no silêncio. Veja o espaço vazio. Se não houvesse o vazio, não haverá a possibilidade de preenchimento. Deus está no silêncio, Deus está no vazio. É Ele que preenche todas as coisas que são invisíveis e silenciosas para nós. Estamos acostumados ao barulho e ao amontoado de coisas materiais ao redor de nós que nos distraem e nos abalam. Mas, para se conectar com Deus é preciso estar no silêncio, no vazio, respirando o ar puro do Agora.

Como se conectar com nossa essência pura e superar o nosso falso “eu interior” do ego que se identificou equivocadamente com o lodo do sofrimento? Acessando o poder do Agora.

E o que é o poder do agora? É o poder da vigilância. É o vigiai. Não podemos exercer a vigilância se não estivermos, de corpo e alma, fixados no momento presente sem as perturbações e as distrações mentais e sem as mágoas do passado ou as preocupações e paranoias em relação ao futuro ou o que deveria ou não deveria ocorre no presente.

Estar presente é entregar-se ao agora independentemente das situações externas. As situações de vida são cíclicas, ora estará no sucesso, ora no fracasso. Mas situações de vida são meras situações. Elas passam. Tudo passa como um eterno fluir. A vida em sua essência pura e verdadeira é indestrutível, pois é a luz inabalável e eterna que reside em nós.

Entrega não é sinônimo de resignação ou inércia. Não é cruzar os braços e fingir que tudo está bem. Entregar-se é simplesmente reconhecer o agora sem julgamentos para, depois, tomar alguma atitude consciente. Entregar-se ao agora é estar vigilante e puro sem se deixar levar pela revolta, pela dor e pelo sofrimento, que são as reações instintivas do ego. 

Nosso ego não é o vilão. Ele só age como uma criança instintiva, reativa e inconsciente. É natural que o nosso ego se revolte com tudo que é desagradável, pois ele pensa que, desse modo, ele pode melhorar as situações. Mas, muitas vezes, a revolta inconsciente só traz mais dor. Por mais paradoxal e contraditório que possa parecer, é através da aceitação e da entrega que as coisas passam a mudar.

O primeiro passo da mudança é a aceitação. E a aceitação é feita no silêncio. Antes de mudar algo, é preciso aceita-lo do jeito que é e conhece-lo para mudá-lo de modo consciente depois.

 

*O que é iluminação?

 

Iluminação é fazer com que a parte racional, pró-ativa e consciente predomine sobre nosso ego instintivo, reativo e inconsciente. Iluminar-se é reerguer-se do lodo da dor e do sofrimento que se abala por qualquer situação externa e encontrar a paz espiritual e a luz forte que resiste a tudo, pois a luz é forte e independente de eventos externos. Ela é a Divina Essência que brilha em nós. Fazer florescer a Divina Essência sobre o lodo da ignorância e do apego à dor é iluminar-se.

Diante disso, podemos fazer uma analogia ao simbolismo da Flor de Lótus. No budismo, ela é considerada um símbolo sagrado de elevação e expansão espiritual, representa o puro. Assim como a lótus brota de dentro da escuridão e se eleva acima da superfície da água, a nossa luz interna pode florescer sobre as torrentes lodosas de dor e angústia de nossos instintos obscuros e reativos como ira, mágoa, tristeza e etc.
 

 

                   
*Qual o maior obstáculo para a iluminação?

 

O maior obstáculo é nos identificarmos com o ego ou nos prendermos a nossa personalidade, a qual é o conjunto de atributo físicos, mentais, culturais, comportamentais, financeiros e etc. Essa identificação com a personalidade mortal, frágil e, muitas vezes, inconsciente é a responsável pelo orgulho, pela dor, pelos problemas de auto-estima, medos e disputas.

 Ao compreendermos que somos muito mais que nossa aparência e que a forma como estamos encarnados, superamos nossos conflitos. Nosso espírito é muito maior e mais belo que nossa forma. Ele é eterno enquanto a forma é frágil e mortal.

Outro problema é nos identificarmos com a mente. Muitas pessoas vivem com torturadores dentro de sua mente, pensamentos ruins que parecem nem terem sido criados por elas mesmas. Elas precisam entender que estão acima de suas mentes.

Livrar-se da tortura de excessos de pensamentos não é negar a mente e voltar ao estágio de plantas ou animais irracionais. A mente é um presente divino, o homem é o único animal racional.

É preciso apenas dar um direcionamento inteligente à mente, dominar a mente e não deixar que ela nos domine. Iluminar-se também é tomar posse de si mesmo, da própria mente e do próprio corpo, deixando que o espírito iluminado gerencie-os. Iluminar-se é elevar-se acima dos padrões mentais angustiantes do ego.
 
 

 


quarta-feira, 27 de março de 2013









"' A evolução é um exercício diário. Deves ficar atento, pois cada minuto da vida és testado e é dado conhecimento e sabedoria.

Deves Ter sempre em mente:
  •  Aprende a calar- te:
  • LEI DO SILÊNCIO.

  • Aprende a ouvir:
  • LEI DA HUMILDADE.
 
  • Aprende a comprender as limitações do próximo:
  • LEI DO AMOR


  • Aprende a ajudar incondicionalmente:
  • LEI DO SERVIÇO ABNEGADO.

É através de nossos atos que damos o real exemplo de amor e sabedoria"



Confúcio - Mensagens dos Mestres
,
 
 

segunda-feira, 25 de março de 2013






Vigie-se!
Quando a raiva chega, nós percebemos,
quando a bebida é servida, nós podemos dispensá-la,
quando as drogas são oferecidas, podemos recusá-las,
quando a esmola é demais, podemos desconfiar,
quando o gasto é demais, podemos controlar,
quando o amor acaba podemos reaproximar.
quando o ódio se aproxima, podemos redobrar o amor,
quando a dor nos visita, buscar ajuda médica,
quando a vida te escolher, responda sim,
sim para a plenitude, para a felicidade,
para o amor que lhe cabe nesse dia,
que começa com uma prece,
passa pela certeza da sua vitória,
e acaba com o sono tranquilo,
de quem não violentou a sua consciência.

"Orai, para que o amor seja o vencedor,
vigiai, para que a paz se estabeleça."


VIGIAI

 



ORAÇÃO E VIGILÂNCIA

O texto evangélico nos diz que devemos orar e vigiar para não cairmos em tentação. Por que?

O Espírito Emmanuel alerta-nos que as mais terríveis tentações encontram-se no fundo sombrio de nossa individualidade. E o que vem isto significar? É que quando reencarnamos trazemos conosco, impregnados em nosso subconsciente, todos os erros e mazelas cometidas em outras épocas. Como temos o esquecimento do passado, a sua manifestação dá-se pela intuição e pelo sentimento. A simples presença do adversário de outras épocas faz ecoar dentro de nós o ódio, a vingança, o repúdio. Por isso a vigilância. Tomando-se consciência da situação, proceder à prece silenciosa em favor da harmonia.

A PROPOSTA DE EMMANUEL
“Em nós mesmos podemos exercitar o bom ânimo e a paciência, a fé a humildade ... Não te proponhas, desse modo, atravessar o mundo, sem tentações. Elas nascem contigo, assomam de ti mesmo e alimentam-se de ti, quando não as combates, dedicadamente, qual o lavrador sempre disposto a cooperar com a terra da qual precisa extrair as boas sementes ... Entretanto, lembremo-nos do ensinamento do Mestre, vigiando e orando, para não sucumbirmos às tentações, de vez que mais vale chorar sob os aguilhões da resistência que sorrir sob os narcóticos da queda”. (Fonte Viva, 110)




Embora as preces que fazemos não irão desviar-nos de nossos problemas e desilusões, elas são um bálsamo reconfortante para a nossa alma enfermiça, pois faz-nos penetrar em estados de suave sossego e gozos que somente aquele que ora é capaz de decifrar.


: http://www.forumespirita.net/fe/accao-do-dia/orai-e-vigiai/#ixzz2OI8JDmFz

domingo, 10 de março de 2013

           
                          
                              Três coisas

      " De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que estamos sempre recomeçando... a certeza de que é preciso continuar... a certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...

         Portanto, devemos: fazer da interrupção um caminho novo... da queda, um passo de dança... do medo, uma escada... do sonho, uma ponte... da procura, um encontro."

                                            
                                          Fernando Pessoa

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Nossa Senhora Das Graças e a Medalha Milagrosa

Foi na segunda aparição a 27 de novembro de 1830, em Paris, na França; que Nossa Senhora apareceu a uma das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo, à humilde noviça Santa Catarina Labouré. Ela descreve como lhe foi revelada a Medalha da Imaculada Conceição:
A Virgem apareceu sobre um globo, pisando uma serpente e segurando nas mãos um globo menor, oferecendo-o à Deus, num gesto de súplica.
Enquanto A contemplava, Catarina ouviu uma voz que lhe disse:

"Este globo que vês representa o mundo inteiro e especialmente a França, e cada pessoa em particular. Os raios são o símbolo das Graças que derramo sobre as pessoas que Me as pedem. Os raios mais espessos correspondem às graças que as pessoas se recordam de pedir. Os raios mais delgados correspondem às graças que as pessoas não se lembram de pedir.“

A ORAÇÃO:
    Enquanto Maria estava rodeada duma luz brilhante, de repente, o globo desapareceu e suas mãos se estendem suavemente, derramando sobre o globo brilhantes raios de luz. Formou-se assim um quadro oval, rodeado pelas palavras em letras de ouro:

 "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós".

 Virou-se então o quadro, aparecendo, no reverso, um " M" encimado por uma cruz e, embaixo, os corações de Jesus e de Maria. E a Santíssima Virgem lhe pede:
’'Manda cunhar uma Medalha por este modelo; as pessoas que a trouxerem indulgenciada, receberão grandes graças, mormente se a trouxerem ao pescoço; hão de ser abundantes as graças para as pessoas que a trouxerem com confiança. “
E assim foi cunhada, em Paris, esta medalha, que logo s espalhou pelo mundo inteiro, derramando graças tão numerosas e extraordinárias que o povo, espontaneamente, passou a chamá-la: " A Medalha Milagrosa".
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Súplica - Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao comtemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada). Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas.
E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Amém.
Rezar 3 Ave-Marias.
- Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Oração Final - Santíssima Virgem, eu creio e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte. Amém.
 
NOVENA DA VIRGEM IMACULADA DAS GRAÇAS
DA MEDALHA MILAGROSA
Ato de Contrição- Meu bom Jesus que por mim morrestes na cruz, tende piedade de mim, perdoai os meus pecados e dai-me a graça de nunca mais pecar.
1º Dia - 1º Aparição - Contemplamos a Virgem Imaculada, em sua primeira aparição a Santa Catarina Labouré. A piedosa noviça guiada por seu Anjo da Guarda é apresentada a Imaculada Senhora. Consideremos sua inefável alegria. Seremos também felizes, como Santa Catarina, se trabalharmos com ardor na nossa santificação.
Súplica a Nossa Senhora - Ó Imaculada, Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe ao contemplar-nos de braços derramando graças sobre os que vos pedem cheios de confiança na Vossa poderosa intercessão inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas numerosas culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor durante esta Novena as nossas prementes necessidades...( um instante de silêncio ). Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa este favor que confiantes vos solicitamos para maior glória de Deus, engrandecimento do Vosso nome e bem de nossas almas e para melhor servirmos ao Vosso Divino Filho, inspirai-nos um profundo ódio ao pecado e dai-nos a coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Amém – Rezar 03 Ave-Marias.
Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.
Oração Final - Santíssima Virgem, eu creio e confesso vossa santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, a caridade, a obediência a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e de espírito a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte. Amém.
2º Dia - Lágrimas de Maria - Contemplemos Maria, chorando sobre as calamidades que viriam sobre o mundo, pensando que o Coração de seu Filho seria ultrajado, a cruz escarnecida e seus filhos prediletos perseguidos. Confiemos na Virgem compassiva e também participaremos no fruto de suas lágrimas.
3º Dia - Proteção de Maria - Contemplemos nossa Imaculada Mãe, dizendo em suas aparições a Santa Catarina: " Eu mesma estarei convosco, não vos perco de vista e vos concederei abundantes graças. Sede para mim, Virgem Imaculada, o escudo e a defesa em todas as necessidades.
4º Dia - 2º Aparição - Estando Catarina Labouré em oração a 27 de novembro de 1830, apareceu-lhe a Virgem Maria, formosíssima, esmagando a cabeça da serpente infernal; nesta aparição vemos seu desejo imenso de nos proteger sempre contra o inimigo de nossa salvação. Invoquemos a Imaculada Mãe com confiança e amor!
5º Dia - As Mãos de Maria - Contemplemos, hoje, Maria, desprendendo de suas mãos raios luminosos. "Estes raios, disse ela, são a figura das graças que derramo sobre todos aqueles que me pedem e aos que trazem com fé minha medalha".
Não desperdicemos tantas graças! Peçamos com fervor, humildade e perseverança, e Maria Imaculada no-las alcançará.
6º Dia - 3º Aparição - Contemplemos Maria, aparecendo à Santa Catarina, radiante de luz, cheia de bondade, rodeada de estrelas, e mandando cunhar uma medalha, prometendo a todos que a trouxerem com devoção e amor, muitas graças. Guardemos fervorosamente a Santa Medalha e como escudo, ela nos protegerá nos perigos.
7º Dia - Súplica - Ó Virgem Milagrosa, Rainha excelsa, Imaculada Senhora, sede meu refúgio nesta terra, meu consolo nas tristezas e aflições, minha fortaleza e advogada na hora da morte.
8º Dia - Súplica - Ó Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa, fazei que esses raios luminosos que irradiam de vossas mãos virginais, iluminem minha inteligência para melhor conhecer o bem, e abrazem meu coração com vivos sentimentos de fé, esperança e caridade.
9º Dia - Súplica - Ó Mãe Imaculada, fazei que a cruz de vossa Medalha brilhe sempre diante de meus olhos, suavize as penas da vida presente e me conduza à vida eterna.
 
Fontes:
 
 
 
 


sábado, 2 de fevereiro de 2013








DEUS

 
Passei tanto tempo TE procurando
Não sabia onde estavas.
Olhava o infinito, não TE via
E pensava comigo mesmo: será que TU existes?
Não me contentava na busca e prosseguia.
Tentava TE encontrar nas religiões e nos templos.
TU também não estavas.
TE busquei através de sacerdotes e pastores,
Também não TE encontrei.
Senti-me só, vazio, desesperado e desisti.
E na descrença TE ofendi.
E na ofensa tropecei,
E no tropeço cai,
E na queda senti-me fraco,
Fraco procurei socorro,
No socorro encontrei amigos,
Nos amigos encontrei carinho,
No carinho vi nascer o amor,
Com o amor, vi um mundo novo,
E no mundo novo resolvi viver.
O que recebi, resolvi doar,
Doando alguma coisa, recebi muito,
E em recebendo, senti-me feliz,
E ao ser feliz, encontrei a paz,
E tendo a paz, foi que enxerguei,
Que dentro de mim é que TU estavas,
E sem procurar-te, foi que TE encontrei.
 
(Autor desconhecido)
 
 
Muito obrigado Recanto da Luz:
Adriana, Adriane, Amália, Andréa, Claiton, Cleusa, Dulce, Hedionéia, José, Mana, Rita, Sandra, Taty e Unknown........rss
 




 ORAÇÃO AO ARCANJO MIGUEL


Divino Anjo da luz, Anjo da espada azul, venha a mim, necessito da sua ajuda. Chamo-o com amor, apareça agora e corte com sua divina espada azul todo pensamento negativo que tente se aproximar de mim. Corte toda energia negativa que possa estar ao meu redor para que eu, livre de qualquer força destrutiva, possa crescer em autoconfiança, paz e amor.

(Faça o Sinal da Cruz)

Divino Arcanjo Miguel, que eu possa sair triunfante no combate contra as tendências negativas, Que eu possa obter vitória na batalha contra o mal. Que eu sempre cresça em poder e força. Que só o bem me toque. Que eu seja um guerreiro que luta pela luz. Que eu possa me converter num vencedor a trazer ao mundo a mensagem do amor. Que o Divino Mestre me acompanhe na jornada terrestre para que o bem em mim seja sempre triunfante.


Que eu seja transmutado, purificado e elevado para ser o filho que Deus deseja.

Arcanjo Miguel, que sua espada azul seja minha companheira. Quero empunhá-la e percorrer os caminhos do mundo com a segurança de quem está protegido pelas forças do bem.


Amadíssimo Arcanjo Miguel, peço que me proteja das energias negativas do plano astral. Corte com sua espada azul toda influência negativa que chegue perto de mim. Quero ser livre. Reivindico meu direito de viver em liberdade física, emocional e mental.

Arcanjo Miguel, que sua protecção me acompanhe sempre: acordado ou dormindo, na vida e na morte, no Inverno e no verão, ao amanhecer e ao entardecer.

Arcanjo Miguel, solicito sua protecção agora e para sempre!







Oração a Iemanjá



Ó Divina Mãe Geradora Aquática! Mãe da Vida! Ajoelhados diante de vós, pedimos a benção com as vossas Sete Águas Sagradas, para vivificar nossas vidas!
Acolha-nos Mãe Geradora, na concha de vosso colo amoroso e seguro! Abrace-nos, conforte-nos e embale-nos, no vai e vem de vossas ondas e do vosso canto melodioso!
Envolva-nos com vossa Luz Divina, suprindo nossas carências de conforto e de Amor, dando-nos coragem e confiança para enfrentarmos as dificuldades da vida!
Purifique-nos, Amada Mãe, livrando-nos de emoções, sentimentos, pensamentos e atitudes negativos! Imante-nos, Divina Mãe, com vossa capacidade criativa e geradora!
Cure nossos corpos e espíritos com vossas Águas Sagradas, que são vida!
Irradie sobre nós, Mãe Divina, vossas energias aquáticas, para a recomposição de nossa aura e para imantação positiva de nossos locais de trabalho e de nossas moradas!
Presenteie-nos, Mãe Divina, com vossas Pérolas Sagradas, frutos do vosso Amor e das vossas lágrimas, guardados em vossas conchas!
Consagre-nos com vossas emanações, para que sejamos merecedores desse vosso tesouro e possamos transformar:

  • As pérolas da fé, em redenção, religiosidade e congregação;
  • As pérolas do amor, em doação, e fraternidade;
  • As pérolas do conhecimento, em sabedoria e simplicidade;
  • As pérolas da justiça, em equilíbrio e proteção;
  • As pérolas da Lei, em amparo e orientação;
  • As pérolas da evolução, em razão, humildade e compaixão;
  • As pérolas da criação, em vida compartilhada com nossos irmãos!

Faça de nossos corações, ó Mãe da Vida, conchas acolhedoras, portais mágicos geradores de benefícios para nossos semelhantes!
Transforme nossos corações, Mãe Amada, em arcas Divinas, onde vossas pérolas encontrem as condições necessárias para serem por nós cultivadas!
Que essas pérolas se reproduzam em nós, e, cada vez mais, possamos reparti-las com os irmãos, encarnados ou não!
Que vosso Amor de Mãe Divina nos ampare, acolha, purifique, vivifique e ilumine sempre!
Que Assim Seja!
Que Assim É!



http://vidaespiritualidade.com.br/oracao-a-iemanja/








História de Iemanjá



IEMANJÁ




A majestade dos mares. Senhora dos oceanos, sereia sagrada, Iemanjá é a Rainha das águas salgadas, considerada como mãe de todos Orixás, regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também como a Deusa das Pérolas, Iemanjá é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento do nascimento.

Essa força da natureza também tem um papel muito importante em nossas vidas, pois é ela que vai reger nossos lares, nossas casas. É Iemanjá que vai dar o sentido de "família" a um grupo de pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto. Ela é a geradora e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos, transformando-os num grupo coeso.

Iemanjá é o sentindo de educação que damos aos nossos filhos, os mesmos que recebemos de nossos pais, que aprenderam com nossos avós. Ela, Iemanjá, rege até o castigo, as sanções que aplicamos aos filhos. É o sentido básico, é a base da formação de uma família, aquela que vai gerar o amor do pai pelo filho, da mãe pelo filho, dos filhos pelos pais, transformando tais sentimentos num só, poderoso, imbatível, que se perpetuará.

Iemanjá é a família! Rege as reuniões de família, os aniversários, as festas de casamento, as comemorações que se fazem dentro da família. É o sentido da união, seja ligado, por laços consangüíneos, ou não.

Dentro do culto, numa casa de santo, Iemanjá também atua organizando e dando sentindo ao grupo, à comunidade ali reunida e transformando essa convivência num ato familiar; criando raízes e dependências; proporcionando o sentimento de irmão pra irmão em pessoas que há bem pouco tempo não se conheciam; proporcionando também o sentimento de pai para filho, ou de mãe para filho e vice-versa, nos casos do relacionamento do Babalorixás, ou Ialorixás como os Omo Orixás (filhos de Santo).

Iemanjá também está presente nas decisões, nos momentos de angústia e preocupação pelo ente querido, pois seus sentimentos geram os nossos, A necessidade de saber se aqueles que amamos estão bem, a dor pela preocupação, é uma regência de Iemanjá, que não vai deixar morrer dentro de nós o sentido de amor de amor ao próximo, principalmente em se tratando de um filho, filha, pai, mãe, outro parente, ou amigo muito querido. E estendemos isso, também, às comunidades da Religião.

Iemanjá é a preocupação e o desejo de ver aquilo que amamos a salvo, sem problemas. É a manutenção da harmonia do lar.

Está presente também no nascimento, pois é ela quem vai aparar a cabeça do bebê, exatamente no momento do seu nascimento. Se Exu fecunda e Oxum cuida da gestação, é Iemanjá quem vai receber aquela nova vida no mundo e entregá-la ao seu regente, que inclusive pode ser até ela mesma. Isto tem uma importância muito grande, no sentido e na visão da Cultura Africana, sobre a fecundação e concepção da vida humana. Iemanjá é a senhora dos lares, pois, desde o nascimento, ou a partir do nascimento, ela cuidará da família.

Daí o titulo de Iyá (mãe), melhor, Iyá – Ori (mãe da cabeça) e plasmadora de todas as cabeças; aquela que gera o Ori, que dá o sentido da vida e nos permite pensar, raciocinar, viver normalmente como seres pensantes e inteligentes.

Iemanjá está presente nos mares e oceanos. É a Senhora das águas salgadas e será ela que proporcionará boa pesca nos mares, regendo os seres aquáticos e provendo o alimento vindo de seu reino. Iemanjá é a onda do mar, o maremoto, a praia em ressaca, a marola, É ela quem controla as marés, é ela quem protege a vida no mar.





Mitologia




Filha de Olokun, Iemanjá nasceu nas águas. Teve três filhos: Ogum, Oxossi e Exu.

Conta a lenda que Ogum, o guerreiro, filho mais velho, partiu para as suas conquistas; Oxossi, que se encantara pela floresta, fez dela a sua morada e lá permaneceu, caçando; e Exu, o filho problemático, saiu pela mundo.

Sozinha Iemanjá vivia, mas sabia que seus filhos seguiam seus destino e que não podia interferir na vida deles, já que os três eram adultos.

Comentava consigo mesma:

- Ogum nasceu para conquistar. É bravo, corajoso, impetuoso. Jamais poderia viver num lugar só. Ele nasceu para conhecer estradas, conquistar terras, nasceu para ser livre. Exu, que tantos problemas já me deu, nasceu para conhecer o mundo e dos três é o mais inconstante, sempre preparado surpresas; imprevisível, astuto, capaz de fazer o impossível, também nasceu para conhecer o mundo. Oxossi, meu querido caçula, bem que tentei prendê-lo a mim, mas no fundo sabia que teria seu destino. Ele é alegre, ativo, inquieto. Gosta de ver coisas belas, de admirar o que é bonito e é um grande caçador. Nasceu para conhecer o mundo também e não poderia segurá-lo...

Iemanjá estava perdida em seus pensamentos quando viu que, ao longe, alguém se aproximava. Firmou a vista e identificou-o: era Exu, seu filho, que retornara depois de tanto tempo ausente. Já perto de seu mãe, Exu saudou-a e comentou:

- Mãe, andei pelo mundo mas não encontrei beleza igual à sua. Na conheci ninguém que se comparasse a você!

- O que está dizendo, filho? Eu não entendo!

- O que quero dizer é que você é a única mulher que me encanta e que voltei para lhe possuir, pois é a única coisa que me falta fazer neste mundo!

E sem ouvir a resposta de sua mãe, Exu tomou-lhe à força, tentando violentá-la. Uma grande luta se deu, pois Iemanjá não poderia admitir jamais aquilo que estava acontecendo. Bravamente, resistiu às investidas do filho que, na luta, dilacerou os seis da mãe. Enlouquecido e arrependido pelo que fez, Exu "caiu no mundo", sumindo no horizonte.

Caída ao chão, Iemanjá entre a dor, a vergonha, a tristeza e a pena que teve pela atitude do filho, pediu socorro ao pai Olokun e ao Criador, Olorun. E, dos seus seios dilacerados, a água, salgada como a lágrima, foi saindo, dando origem aos mares.

Exu, pela atitude má, foi banido para sempre da mesa dos Orixás, tendo como incumbência eterna ser o guardião, não podendo juntar-se aos outros, na corte.

Iemanjá que, deste modo, deu origem ao mar, procurou entender a atitude do filho, pois ela é a mãe verdadeira e considerada a mãe não só de Ogum, Exu e Oxossi, mas de todo o panteão dos Orixás.



http://mariapadilhadasalmas.no.comunidades.net/index.php?pagina=1879048841